Quem somos!
O Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente (IBIMM) é uma organização não governamental sem fins lucrativos, de interesse multidisciplinar, constituída por tempo indeterminado em 04/03/2009, que desenvolve e apóia projetos, pesquisas, educação ambiental e estudos de diversas áreas do conhecimento humano, animal e vegetal atuando em diferentes regiões do país, localizado na cidade de Peruíbe, litoral sul de São Paulo, possui sede própria, área de 58.000 metros2, com sede, alojamento para 20 alunos, sala de aula, alojamento de estagiários, administração, Museu do Mar, infra-estrutura de laboratório.
O trabalho do IBIMM consiste na busca da integração entre as diferentes áreas sociais, fazendo e transmitindo ações transdisciplinares que envolvam o conhecimento humano, Educação Socioambiental, preservação da natureza, através da Educação, Biologia, Ecoturismo, Ciência e Tecnologia, Medicina Veterinária.
Missão: Transformar pessoas em cidadãos sustentáveis.
Visão: Contribuir para integração harmônica entre o homem a natureza e o ambiente.
Valores: Respeitar todos os seres e às diferenças sociais.
O IBIMM desenvolve atividades de ensino e pesquisa, oferece cursos de extensão universitária e atividades científicas em parceria com órgãos públicos, universidades e empresas privadas.
Dentre as atividades desenvolvidas pelo IBIMM, destaca-se o Projeto Começar de Novo, premiado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no ano de 2010 (Portaria nº 142 de 22/07/2010).
Parcerias:
Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Supremo Tribunal Federal – Portaria CNJ- 142/2010
Parceiros:
Fundação Florestal (SMA-SP), STF – CNJ – CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA – Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Universidade Anhembi-Morumbi, Aquário de Santos, Faculdades São Luiz de Jabotical – SP, Faculdades Max Planck – Indaiatuba-SP, Instituto de Pesca – Santos – SP, Universidade Metodista de São Paulo, USP – Universidade de São Paulo, FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas, UNIVIÇOSA, UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo, Universidade Estadual de Maringá, Phoenix Ambiental, UNIP.
Participação do IBIMM em entidades de Meio Ambiente do Governo:
  • CONACIP – Conselho Nacional da APA-CIP-ICMbio – Cananéia-Iguape-Peruíbe – Cadeira membro efetivo biênio: 2016/2018
  • CNEA – Cadastro Nacional das Entidades Ambientalistas do Brasil – Ministério do Meio Ambiente – CONAMA
  • CADEA – Cadastro Entidades Ambientalista do Estado de São – SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente – certificado de entidade ambientalista do Estado de SP
  • CODEMA – Conselho do Meio Ambiente de Peruíbe, SP – Entidade membro eleita, biênio 2016/2018
  • CNJ – Conselho Nacional de Justiça – Instituição Parceira
  • Contur – Conselho Municipal de Turismo de Peruíbe-SP 2017/2019
  • Conselho do Bem Estar Animal da Cidade de Peruíbe-SP 2018/2020