O Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente (IBIMM) é uma organização não governamental sem fins lucrativos, de interesse multidisciplinar, constituída por tempo indeterminado em 04/03/2009, que desenvolve e apóia projetos, pesquisas, educação ambiental e estudos de diversas áreas do conhecimento humano, animal e vegetal atuando em diferentes regiões do país; Localizado na cidade de Peruíbe-SP, litoral sul de de São Paulo; Também possui  um núcleo  dentro da Fazenda Palmares, localizado na cidade de Santa Cruz das Palmeiras/SP, onde possui diferentes espécies de animais Silvestres como: macaco prego, bugio, saguis, quatis, araras, teiús, jiboias, corujas, felinos silvestres, jabutis, jacarés, tucanos, saruê; Alguns resgatados pela Polícia Ambiental e outros nascidos em cativeiros e autorizados pelo CEUA para Educação Ambiental.

Conta também com alojamento para 20 alunos, sala de aula, administração, Refeitório e uma Cabana Africana para atividades ao ar livre, Lago, Mata, Campo de Futebol, Haras, Museu de História Natural (em andamento), infra-estrutura de laboratórios de necrópsia, Anatomia e Medicina Veterinária.

O trabalho do IBIMM consiste na busca da integração entre as diferentes áreas sociais, fazendo e transmitindo ações transdisciplinares que envolvam o conhecimento humano, Educação Socioambiental, preservação da natureza, através da Educação, Biologia, Ecoturismo, Ciência e Tecnologia, Medicina Veterinária.

Temos 03 vertentes de projetos:

1-Projetos educacionais, direcionados aos alunos de graduação, que poderão estagiar em nossa sede, desenvolvendo atividades que ajudarão na formação curricular (este programa é destinado apenas para alunos que estejam em trabalho de conclusão de curso e não é remunerado); o que oferecemos é a oportunidade do aluno sair da faculdade com uma experiência para o mercado de trabalho e noções do que seguir em sua carreira. O estágio terá uma duração de no mínimo 300 horas, sendo acompanhado por um professor orientador da área específica.

2-Projeto socioambiental  direcionados a Conservação de Fauna Silvestre e Flora. Projeto SOS Tartarugas Marinhas – Projetos SOS Tubarões. Pesquisa, Preservação, Reabilitação, Educação ambiental.

3- Realização de cursos livres, feiras, eventos, onde os alunos e pessoas fazem uma contribuição o valor arrecadado é destinado para execução dos projetos de pesquisa e sócio ambiental, forma também de remunerar os professores e pessoas envolvidas nas atividades. Os valores recebidos são incluídos na  doação para associação.

Parceiros:

Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Supremo Tribunal Federal – Portaria CNJ- 142/2010

Fundação Florestal (SMA-SP), STF – CNJ – CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA – Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Universidade Anhembi-Morumbi, Aquário de Santos, Faculdades São Luiz de Jabotical – SP, Faculdades Max Planck – Indaiatuba-SP, Instituto de Pesca – Santos – SP, Universidade Metodista de São Paulo, USP – Universidade de São Paulo, FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas, UNIVIÇOSA, UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo, Universidade Estadual de Maringá, Phoenix Ambiental, UNIP. USP – Faculdade de Medicina Veterinária – Unisalesiano de Araçatuba- UNINOVE – UNIP.

Participação do IBIMM em entidades de Meio Ambiente do Governo:

CONACIP – Conselho Nacional da APA-CIP-ICMbio – Cananéia-Iguape-Peruíbe – Cadeira membro efetivo biênio: 2016/2018

CNEA – Cadastro Nacional das Entidades Ambientalistas do Brasil – Ministério do Meio Ambiente – CONAMA

CADEA – Cadastro Entidades Ambientalista do Estado de São – SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente – certificado de entidade ambientalista do Estado de SP

CNJ – Conselho Nacional de Justiça – Instituição Parceira

Parque Estadual do Intiguçu – Mosaico das Unidades de Conservação Jureia – Intiguçu

APALMC – APA Marinha Litoral Centro

 

 

IBIMMEquipe IBIMMO Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente (IBIMM) é uma organização não governamental sem fins lucrativos, de interesse multidisciplinar, constituída por tempo indeterminado em 04/03/2009, que desenvolve e apóia projetos, pesquisas, educação ambiental e estudos de diversas áreas do conhecimento humano, animal e vegetal atuando em diferentes regiões...